A Companhia das Letras publicou recentemente para a coleção Jornalismo Literário um livro com perfis e reportagens feitas por David Remnick para a revista The New Yorker. Como o preço é proibitivo, leio homeopaticamente alguns artigos sempre que visito alguma grande livraria.
O perfil de Philip Roth, feito por ocasião do lançamento de A marca humana, é excelente. Na reportagem, Remnnick cita um parágrafo do romance que decidi transcrever abaixo (copiei da edição do livro de Roth que tenho em casa). Se levarmos em consideração que o tema Cicarelli e YouTube domina o noticiário, o parágrafo se revela bastante oportuno.
* * *
"Nos Estados Unidos, foi o verão em que a náusea voltou, em que as piadas não paravam, em que as especulações e teorizações e hipérboles não cessavam, em que a obrigação moral de explicar aos filhos como é a vida adulta foi ab-rogada em nome da necessidade de conservar-lhes todas as ilusões a respeito do assunto, em que a pequenez das pessoas se tornou esmagadora, em que uma espécie de demônio estava à solta por toda a nação e em que as pessoas, tanto as pró como as contra, se perguntavam: "Por que somos tão malucos?"; em que homens e mulheres, quando acordavam de manhã, constatavam que, durante a noite, num estado de sono que os levara além do alcance da inveja e da repulsa, haviam sonhado com a desfaçatez de Bill Clinton. Eu, em particular, sonhei com uma faixa gigantesca, envolvendo dadaisticamente, como numa instalação de Christo, a Casa Branca, cobrindo-a por completo, com a legenda: AQUI MORA UM SER HUMANO. Foi um verão em que - pela bilionésima vez - o caos, a brutalidade, a bagunça se revelaram mais sutis do que a ideologia e a moralidade. Foi o verão em que o pênis de um presidente esteve na cabeça de todos, e a vida, com toda a sua impureza desavergonhada, mais uma vez confundiu todo um país."
(Philip Roth, A marca humana. trad. Paulo Henriques Britto. Cia. das Letras, p. 11-12.)
Um comentário:
Essa tal diagramação é que deixa os posts sem título ? Os títulos são parte integrante do post e não podem ser vendidos separadamente.
Postar um comentário