segunda-feira, outubro 02, 2006

Outubro sem fim

Respire fundo! Fale um palavrão! Isso! Melhorou? Não? Fale outro! Mais alto! E agora? Ótimo! Então relaxe, sente-se, aproveita que a Lei Seca já terminou e peça uma para o garçom. Tem fósforo?
* * *
Tarso Genro diz que a "refundação" do PT é uma necessidade. Comecemos pelo bordão do João Ferrador: "Hoje eu não tô bom!"
* * *
Como disse o Renato Janine na Folha de ontem, eleição não é a luta do bem contra o mal. Não se deixe abater. Desânimo, não! Ainda estamos melhores que as crianças, que por causa do segundo turno vão continuar sem televisão mais um mês.
* * *
O Chico de Oliveira deu uma entrevista há cerca de dois meses na TV Cultura (que hoje mais parece um puleiro de tucanos), quando Heloísa Helena havia alcançado seu maior índice nas pesquisas, e disse que com ressentimento não se faz nada em política. Claro que se referia principalmente ao PSOL, mas também à boa parte dos petistas que insistiam em algumas críticas um tanto desonestas contra a mulher - e concordei com ele. Conversando com meu irmão nesta tarde, cheguei a conclusão de que essa eleição será decidida pelos ressentidos, o que não é um prognóstico animador.
Para ganhar a eleição, Lula, o PT e seus militantes precisam conquistar os votos dos eleitores do PSOL e de Cristovam Buarque que se ressentiram com o governo pelos motivos corretos. O governo deve buscar acordo e assumir determinados compromissos se quiser continuar governo. Falta de humildade e auto-sabotagem já custou o primeiro turno. Quanto aos que se ressentiram com o governo pelos motivos menos louváveis, pode esquecer. Já estão contabilizados para o adversário.
Vai ser uma tarefa difícil.
* * *
Texto para o eleitor de outro Estado que inadvertidamente passar por aqui:
Piedade! Aqui na província já temos o PFL na prefeitura, o PSDB no governo do Estado... Não permita que Alckmin seja o próximo presidente, por favor! Sei que nós não estamos em condições de exigir nada. Fomos maus e agora o país inteiro terá que conviver com Maluf, Clodovil, Celso Russomano e Enéas na Câmara dos Deputados. Confio em seu discernimento; o nosso já perdemos. Impeça a "locomotiva do Brasil" de nos levar e imploda os trilhos, eleitor brasileiro! Perdão! Seja magnânimo!
Muito bem, todos de pé.

2 comentários:

Anônimo disse...

A lista de políticos ilustres é grande mesmo... Clodovil, Celso Russomano, Enéas, Frank Aguiar, Maluf, Collor (Senado, no lugar da Heloísa Helena, Alagoas), Dr. Pinotti, José Sarney ( Senado, Amapá), etc.
Foda...

Anônimo disse...

Foda memo!