sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Scorsese

É verdade que o Oscar tem sido ingrato com Martin Scorsese. Mas as injustiças da Academia são nada comparadas aos verdadeiros crimes contra ele. Eis os dois maiores que deveriam figurar na lista de grandes barbaridades cometidas contra o cinema da Convenção de Genebra. Em 1977, Taxi Driver não foi indicado ao prêmio de melhor diretor e ainda perdeu o prêmio de melhor filme para Rocky. Ironicamente para uma turma que adora o tema da segunda chance, em 1981, a Academia não se redimiu e Touro Indomável perdeu os dois prêmios para Gente como a gente.
Depois disso Scorsese recebeu mais 4 indicações para o prêmio de diretor. Em 1989, A Última Tentação de Cristo perdeu para Rain Man e, em 1991, Os Bons Companheiros perdeu para Dança com Lobos. Nenhuma tragédia comparável ao que fizeram contra Touro Indomável, mas Os bons companheiros consegue ser visto mais de uma vez. Somente nas indicações mais recentes que recebeu (em 2003, concorreu aos prêmios de direção e filme com Gangues de Nova Iorque, vencidos respectivamente por O Pianista e Chicago. Agora em 2005, concorreu com O Aviador e perdeu ambos para Menina de Ouro), seus filmes perderam para outros indiscutivelmente melhores.
E toda essa divagação para dizer obviedades. Caso perca novamente, Scorsese se tornará o maior não-ganhador da história da Academia. Se vencer, será principalmente um reconhecimento pela carreira e não por Os Infiltrados - que é seu melhor filme desde Vivendo no Limite, mas não merece levar ambos os prêmios. Como fã gostaria que ele ganhasse bonito que nem o Clint Eastwood fez em duas ocasiões e levasse melhor filme e direção para casa. Duvido muito. Mas se acontecer dessa vez desconfio que será mais uma injustiça do Oscar com Scorsese.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pois é. Eu até gostei de Os Infiltrados, mas acho Babel e Miss Sunshine filmes muit mais originais, criativos, interessantes... Ainda não vi as Cartas de Iwo Jima nem A Rainha, mas também levo mais fé em ambos. Ou seja, tô na mesma que você: se ele ganhar, será (também) uma injustiça.

Anônimo disse...

Scorsese tem filmes bárbaros ( Cassino, Os Bons Companheiros,etc )melhor que esse.