segunda-feira, março 17, 2008

Discussão de relacionamento institucional

Os responsáveis por escrever os textos dos comunicados que as empresas enviam aos consumidores de seus produtos e/ou serviços passam por uma crise terrível. Uma fase muito depressiva. Barra pesada mesmo. Já foram mais austeros, mas hoje em dia estão carregados de apelos sentimentais patéticos. Os últimos que vi são humilhantes.
Uma amiga fez a assinatura de um jornal e recebeu convite para jantar num restaurante para comemorar o novo relacionamento com a empresa. Ela não paga nada, mas precisa levar um convidado que pague. Vou sugerir que ela leve os pais, para que eles descubram se as intenções do jornal são sérias.
Outras empresas sugerem produtos feitos para você baseadas num suposto conhecimento que teriam de cada um dos seus clientes. Uma loja virtual sugeriu que eu comprasse Jesus, o maior psicólogo que já existiu porque já comprei um livro do Caco Barcellos e um cd do Seu Jorge. Raciocínio cristalino.
Mas as campeãs de DR institucional, sem dúvida, são as empresas de telefonia. Dia desses, a operadora de celular ligou propondo uma mudança de plano. Recusei. A operadora insistiu em ligações diárias e nos horários mais inconvenientes, como uma obcecada querendo saber se tínhamos um namoro ou um flertezinho. Ameacei mudar de operadora e as ligações cessaram. Hoje, a operadora de celular acabou de enviar uma mensagem agradecendo a confiança e prometendo melhorar. Faltou pedir desculpas e dizer que faz isso por amor.

2 comentários:

kellen disse...

que bom vir aqui e ler um post novinho. não pára mais de escrever não?

Monix disse...

hahahaha! genial essa comparação. voltou em grande estilo, bjs