quinta-feira, janeiro 12, 2006

Poucas e boas

Para quem gosta de antologias de frases, Carta Capital nos fez o favor de publicar Frases Capitais 2005 em edição de bolso com as frases do ano que já foi tarde. Com apresentação de Nicolau Sevcenko e a promessa de tranformar o projeto em publicação anual, temos uma amostra daquilo que melhor se produziu no pensamento ocidental.
O grande campeão é Severino Cavalcanti. Alguns pensamentos da ilustre figura são verdadeiros achados. Duas da imensa lavra: "Ah! Esse aqui é o dono do Brasil." - ao ser apresentado a Lázaro Brandão, presidente do Bradesco. "Oposição? Tá doido? Eu gosto é de governo".
Lula também não deixou por menos e nos brindou com algumas pérolas. Uma delas de uma profundidade anti-sartreana pouco percebida então: "O problema do Brasil não são os outros, mas nós mesmos".
A coletânea está dividida em áreas e além de política abrange economia, mundo, variedades, esportes e cultura. Nessa última, a frase de Daniel Baremboin, maestro argentino-israelense, talvez seja a mais significativa numa época tão esquisita quanto a nossa: "Judeus e árabes são iguais ante Beethoven". Bem, pelo menos é a que mais gosto.

2 comentários:

Anônimo disse...

curtiu o livrinho né?
bjs

Anônimo disse...

POXA. queria um desse. Eu adoro Aforismos. Ate tenho um blog disso www.simplesassim.com/aspas

abs