quinta-feira, julho 10, 2008

Inveja

A Internet andava bastante modorrenta até a prisão de Dantas, Nahas e Pitta. Precisamente, o país andava modorrento. O noticiário banho-maria vinha apresentando dados sobre a inflação e, em certa medida, espalhando um bocadinho de pânico entre a população. A preocupação, como sempre, se justifica, mas serenidade vai bem. Conta-se que 30% da população da Europa ocidental morreu vitimada pela peste negra. Dá para imaginar na mesma época, com o tipo de cobertura que temos, o dobro de mortos - não apenas por questões estatísticas, mas também pelo número de pisoteados em fuga. Mas voltemos ao assunto.
Permitam o clichê: Nunca antes na história desse país uma prisão provocou tanta comoção. De Norte a Sul, é um fenômeno inacreditável. A lista de nomes que saíram em defesa de Dantas e/ou condenaram sua prisão merece figurar em qualquer coluna social que se preze. Tem que dar capa na Caras.
Não é para qualquer um. Amigos espalhados em todas as esferas de poder, em todos os partidos políticos, nos principais órgãos de imprensa, esquerda e direita preocupadas. Por essas e principalmente por outras, invejo o Daniel Dantas. Eu queria ser o Dantas. E, nessa altura, a última coisa que eu queria era ser amigo dele.

* * *

E melhor, a repercussão rendeu textos muito bons. O Idelber fez um ranking e escreveu um post engraçadíssimo sobre a lista de colunáveis. O Verissimo, claro. E o José Simão se superou.

* * *

Cansado de ser chamado de "amigo de Daniel Dantas", o senador Heráclito Fortes disse que "renuncia o mandato se aparecer uma conta, uma aplicação em qualquer paraíso fiscal". Mais uma Opportunity para a PF.

Nenhum comentário: