domingo, julho 03, 2005

Bem falado

O entendimento é um dos temas de Um filme falado do diretor português Manoel de Oliveira que está em cartaz faz algum tempo por aqui. Conta a história de uma professora de História (Leonor Silveira) que faz um cruzeiro com a filha, visitando diversas regiões importantes para a cultura ocidental (Marselha, Nápoles, Atenas, Istambul). Em todas elas, a professora ensina a curiosa menina, e ao espectador, um pouco sobre história e sobre tolerância.
Há uma cena fantástica na qual algumas personagens, uma francesa (Catherine Deneuve), uma grega (Irene Papas), uma italiana (Stefania Sandrelli) e um americano (John Malkovich), conversam cada qual em sua língua e todos se entendem maravilhosamente. A única a se expressar em uma língua diferente da sua, porque, convenhamos, português ninguém entende, é a personagem de Leonor Silveira.
Manoel de Oliveira defende um ideal internacionalista e de uma maneira extremamente criativa nos lembra que, para além de toda a diferença, estamos todos literalmente no mesmo barco.

Um comentário:

Anônimo disse...

Falando em filmes, fui ver "Quanto vale ou é por quilo?". Ainda bem que você me disse pra dar um intervalo entre o Cabra-Cega e o filme em questão. Os dois são muito contundentes.
Sobre a acusação de o filme ser só niilismo, acho forçado. O filme é pontual e muito claro. Quase didático.
Abraço!