segunda-feira, julho 18, 2005

Do jeito deles

Segundo os idealizadores da teoria do dominó, o Vietnã seria o primeiro de uma série de países independentes que ao se aliar à China provocaria uma onda comunista por toda a Ásia. Para evitar a catástrofe, decidiram envolver os EUA na guerra. Entretanto, se conhecessem a história do Vietnã, saberiam que os vietnamitas lutaram muitos séculos contra a dominação chinesa e não nutriam simpatia pelos vizinhos. Esse e outros aspectos da Guerra do Vietnã podem ser vistos em Corações e Mentes (1974), documentário de Peter Davis, em cópia restaurada por aqui.
Os depoimentos dos veteranos, os argumentos dos think tanks, a situação dos civis, o oba-oba das tropas com as prostitutas, as execuções a sangue-frio são exibidas de uma forma muito crua e aos poucos o documentário mostra como a paranóia anticomunista e o big business contribuíam para encobrir o atoleiro onde tinham se enfiado. E sem apelar para os comentários em off que comprometem Fahrenheit 11/9, de Michael Moore.
Davis também aproxima o discurso nacionalista do Vietnã e a ideologia da independência dos EUA, mostrando as contradições que justificavam a guerra e de quebra nos dá uma chave para entender a maneira estadunidense de compreender a História. A sua e a dos outros. Filmaço.

Nenhum comentário: