terça-feira, outubro 11, 2005

Cobradores

Precisamos arranjar uma nova função para os cobradores de ônibus da capital. Rápido. Fazer o troco e conhecer o itinerário da linha não servem. Com o bilhete único, o primeiro eles não fazem mais. O segundo, eles nunca souberam informar, não adianta. Outras.
Ainda na última gestão, a prefeitura sugeriu transformá-los em uma espécie de comissários de bordo, que comercializariam jornais e guloseimas durante o trajeto. A idéia, além de risível, se concretizada, acirraria os ânimos entre os vendedores ambulantes que costumam freqüentar os ônibus e fatalmente nos levaria para uma guerra civil de proporções desastrosas.
Não foi Boccaccio que quando estava na pior foi contratado pelo governo de Florença para recitar os versos de Dante pelas ruas? Os cobradores poderiam recitar poesia, ler trechos de romances e em pouco tempo teríamos uma revolução cultural na cidade. O inconveniente estaria na escolha dos títulos e, tomando por base o tipo de leitura que domina os meios de transporte da cidade, logo teríamos uma conversão em massa. Ou outra guerra, dessa vez religiosa. Melhor não.
Música também não é uma boa saída pelos mesmos motivos: escolha do repertório. E correríamos o risco de presenciar situações terrivelmente constrangedoras.
– Vamos lá! Todo mundo, mãozinha pra cima. Eu perdi o meu medo, o meu medo, o meu medo da chuva...
Uma razoável: ouvidor de ônibus. Ao invés da caixa, um balcão com canetas e formulários. Todas as reclamações sobre qualidade do serviço, o tempo de espera no ponto, a conservação do ônibus, a educação do motorista, entre outras queixas, seriam devidamente anotadas pelo ouvidor, assinadas pelo passageiro, que receberia uma cópia, e encaminhadas para a SPTrans, já que aquele telefone está sempre ocupado!

3 comentários:

Anônimo disse...

hahahaaa... isso me lembrou de um cara que entrou no ônibus tocando violão pra ganhar uns trocados, e ele ficou o trajeto inteiro tocando "alma gêmea, a metade da laranja, blá blá...", e falando "vamos lá, pessoas!", haha...

Anônimo disse...

Hahaha. Muito bom, Adriano, muito bom :)

Anônimo disse...

Cobradores de ônibus, a nova Vanguarda do Proletariado!