domingo, outubro 30, 2005

O momento oportuno

Sou incapaz de elaborar uma lista de dez livros mais marcantes. Porque se não chegarem a dez, passo por ignorante e se ultrapassarem dez, parecerei um esnobe. No fundo, não quero escolher os dez e me arrepender uma semana depois quando o estrago estiver feito.

- Sidney Sheldon?

- Eu posso explicar.

- Credo!

* * *

Memórias Póstumas de Brás Cubas certamente entraria para a lista. As inovações e o fino humor machadiano esculpiram capítulos antológicos como O Velho Diálogo de Adão e Eva. Ou como o capítulo seguinte intitulado O Momento Oportuno, no qual Brás Cubas se pergunta o porquê de seu caso com Virgília não ter vingado da primeira vez e anos depois estarem apaixonados. Uma vez que não aparentavam diferenças substanciais em relação ao que foram, ele deduz que aquele se tratava do momento oportuno. Afinal, a oportunidade também faz o amor.

De forma análoga, nesse final de semana corre uma história contada por dois ex-assessores, um dos quais já havia envolvido membros do governo em outras denúncias, recheada de acusações contra um partido, um governo e um país estrangeiro pelos quais nunca se nutriu qualquer simpatia, publicada pelo semanário ícone da responsabilidade e ética jornalísticas na mesma semana em que a oposição desceu do salto e declarou guerra aberta ao governo.

Não apenas "parece verossímil" como também muito oportuno.

Um comentário:

Giu! disse...

Eu fiz lá mesmo e agora me sinto injusta. Tão injusta que não postei no meu blog, para não tornar nada oficial. :)
Agora Memórias...com certeza estaria!