terça-feira, outubro 18, 2005

Revistas de História

Para os leitores que se perguntam quais os motivos da separação entre a Fundação da Biblioteca Nacional e a Editora Vera Cruz que publicavam a revista Nossa História, segue uma pequena explicação que envolve as mudanças na própria Biblioteca Nacional, cuja presidência será ocupada pelo escritor e professor da UFRJ, Muniz Sodré:
(nota publicada em OESP, hoje)
Por enquanto, Muniz Sodré se recusa a comentar se vai abrir auditoria para investigar a gestão de seu antecessor, o bibliófilo e editor Pedro Corrêa do Lago.
Corrêa do Lago pediu demissão há dez dias, depois que o Ministério Público Federal (MPF) abriu contra ele ação por improbidade administrativa. Sua editora, a Livraria Corrêa do Lago, faz a revista Nossa História, que desde 2003 usava com fins lucrativos o acervo da biblioteca sem nenhuma retribuição à FBN.
Outro episódio que contribuiu para o pedido de demissão foi o furto de 150 fotografias raras - só 20 foram recuperadas. Segundo a Polícia Federal, os ladrões eram especialistas no assunto e tiveram acesso à biblioteca durante a greve dos servidores do Ministério da Cultura, entre 4 de abril e 12 de julho.

Um comentário:

Anônimo disse...

Quem será que organizou vários livros maravilhosos com fotografias do século XIX e tudo mais, né? (Surya)