sexta-feira, outubro 21, 2005

Inculta e só

Mário Lago disse certa vez que a letra x era inútil e defendia sua abolição da língua portuguesa. Segundo ele, como a letra x não tem som nenhum, as palavras grafadas com x poderiam ser substituídas por outras letras, acabando com as dúvidas e erros tão freqüentes. Levaria um tempo para nos acostumarmos com 'ezame', 'chícara', 'tóracs', 'esperiência' e 'mássimo', mas tudo pelo bem de nossas crianças.
Maior que o bom humor e o requinte de Mário Lago no trato com a língua apenas a estupidez da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu que nessa semana aprovou a mudança do nome para Foz do Iguassu. Os autores do atentado querem facilitar a comunicação virtual da cidade e aumentar seu potencial turístico porque, como se sabe, endereços de páginas na internet não aceitam acentos e cedilhas e com a medida evitam o constrangimento de escrever a palavra 'Iguacu' em correspondências eletrônicas oficiais.
O sociólogo José de Sousa Martins explicou para a reportagem de OESP que o sufixo tupi 'açu' significa grande, Iguaçu significa rio grande e Iguassu não quer dizer nada. 'Iguacu' também não. Mas entre o desconforto de um problema menor e o predomínio da ignorância absoluta, a segunda ganhou por 8 votos a 4.

3 comentários:

Anônimo disse...

sério???? que doentes mentais! mudam um nome tupi que resume as belezas da cidade por conta da internet! País de m. esse!

kellen disse...

Ô atraso! tsc, tsc...

Anônimo disse...

nuuusa, texto muito bom.