quinta-feira, maio 05, 2005

Nova classe trabalhadora

Reportagem do JN Especial 40 anos Globo sobre o primeiro emprego. Segundo um especialista, as qualidades necessárias para os candidatos aos novos postos de trabalho são o espírito de equipe e a criatividade.
Exemplo: programas de incentivo, metalúrgica, peão de fábrica, jovem, 19 anos, efetivado depois de um ano, 600 reais, feliz, “quase o triplo do que eu ganhava no período de adaptação”.
Outro exemplo: multinacional, jovem, 19 anos, criativo, espírito de equipe, webmaster, aprovado em seleção (26000 candidatos, 20 vagas), 3 paus por mês. Na matéria, o distinto aparece jogando futebol no PC. Espírito de equipe ele tem. Jogava com a seleção brasileira. Criatividade também: tabela pelo meio, cara a cara com goleiro, golaço.
Na famosa cena de Tempos Modernos, em que Chaplin repete incessantemente o movimento de apertar parafusos, acreditávamos que a alienação era causada pelo trabalho repetitivo feito no chão da fábrica. Hoje, ficar sentado na frente de um computador testando jogos, por exemplo, pode ser considerado um trabalho criativo. Para aqueles que ainda não se conformaram por serem governados por um ex-torneiro mecânico, anunciam-se os novos líderes: ex-desenvolvedores de jogos para PC. Progresso é isso.

Um comentário:

kellen disse...

Nossa, quanta coisa, que legal! Adoro quando venho aqui e tem novidade...hehe