domingo, junho 12, 2005

Dasluminismo

Anote aí, 08 de junho de 2005. Em pouco tempo, essa será uma data tão importante para os brasileiros quanto o 04 de julho para os estadunidenses. Nesse dia, testemunhamos (contra a vontade, porque somos ignorantes) um acontecimento singular na História: a inauguração do maior templo nababesco de consumo do mundo e de quebra acompanhamos o nascimento de um movimento intelectual genuinamente brasileiro: o Dasluminismo.
Não bastasse incutir o bom gosto e o luxo nos hábitos da patuléia, Eliana Tranchesi, a proprietária do colossal empreendimento, filosofa e nos brinda com sua sabedoria em todas as inúmeras entrevistas concedidas semana passada para celebrar o magnífico evento.
Acompanhe (entrevista concedida a Luciana Garbin e publicada em OESP de 05 de junho):
Obs: a entrevista a seguir é real. Qualquer semelhança com personagens e obras de ficção como Quanto Vale ou É por quilo? é mera coincidência.


O Brasil é um dos campeões de desigualdade social. Incomoda ser dona de um templo do luxo?
Não. Primeiro, porque não sou responsável pela desigualdade, muito pelo contrário. A gente tem uma creche, que, atenderá, neste prédio, a 200 crianças. Praticamente todos os filhos dos funcionários - tão bem assistidos quanto os meus filhos. O seguro-saúde dos empregados é o mesmo que meus filhos têm. Eles têm vida digna. São 1.200 pessoas que podem comer aqui, têm espaço para fumar, descansar, tomar sol, têm quadra de esporte... Tem sabe o quê também? O olho no olho, atenção. Todo mundo aqui é muito bem tratado. E eu faço a minha parte, pago todos os impostos e acho que a gente acabou com a evasão de divisas. Só para consertar roupa, dou emprego para 150 costureiras. Não me sinto culpada e acho que a geração dos meus filhos é muito mais consciente dos problemas no Brasil. Não adianta reclamar, a gente tem de fazer.

Como surgiu a idéia da creche?
Eu tinha uma copeira, a Lindomar, que servia café. Numa segunda-feira, ela faltou. A irmã veio e contou que o filho dela de 15 anos tinha sido assassinado no fim de semana. E que a filha de 9 anos não podia ir sozinha para a escola, por causa da violência. Resolvi começar a creche. Começamos com 25 crianças. Hoje, damos capoeira, balé, computação, inglês, dentista, fono. E estamos estudando a possibilidade de, a partir do próximo ano, ser escola.
O que significa esse império?
Acho que é obra de Deus. Tudo aconteceu no tempo certo. Inclusive o problema na Vila Nova. Na época, eu pensava: não é possível, meu Deus, eu, com 600 empregados, e o Contru procurando motivos para fechar a Daslu! Agora, vejo que tudo foi para o bem, foi para uma obra maior.

Um comentário:

kellen disse...

Esse "império" só pode ser obra de Deus mesmo. Numa reuniãozinha extra com o diabo...