sábado, junho 04, 2005

Deixa que eu te ajudo

Se sua consciência pesasse, você venderia ela por quilo.
(Malvados, ano 2, diário, número 518)
Assistir Quanto vale ou É por quilo? de Sérgio Bianchi não é um bom programa. Se você concorda com a tese dele, não fica satisfeito. Se você discorda, fica ofendido. Incomoda o tempo todo: desde a maneira como ele filma, os diálogos, a direção dos atores, até a maneira pela qual ele critica as ONGs.
Antes de continuar, quero deixar claro que concordo com a tese do filme: ONGs mercantilizam a miséria, sim, e prometem resolver problemas sociais através de iniciativas individuais, ponto, desculpem. É um fenômeno de privatização de problemas que o setor público não consegue (porque não pode, não sabe ou não quer) resolver. Como em todo os outros processos de privatização, a contrapartida é a mesma: incentivos e isenções em troca de eficiência, responsável pelos dividendos, etc. E no "deixa que eu te ajudo" nacional há um pouco de tudo: lavagem de dinheiro, expiação de culpa, má fé, messianismo e uma certa dose de bom mocismo mesmo. Perfeitamente dispensáveis, obrigado.
Porém, essas questões ficam pairando entre os personagens do filme e o diretor não aprofunda nenhuma delas. Quando tenta, apresenta os conflitos de maneira esquemática, por exemplo, ao comparar escravos e miseráveis ou o capitão-do-mato com o justiceiro de periferia. Por outro lado, Bianchi acerta a mão quando trata do sistema carcerário brasileiro e da atuação daquela instituição melhor preparada e mais experiente no exercício da função de capitão-do-mato. E apenas porque um dos personagens diz que sequëstro também é distribuição de renda não significa que Sérgio Bianchi concorde com ele.
Quanto vale... não tem a mesma consistência de Cronicamente Inviável, mas nem por isso deixa de cumprir sua função de incomodar.

Um comentário:

kellen disse...

Poxa, não dá mais para adiar, vou assistir o filme amanhã...hehe. Meu tema no mestrado é privatização de questões públicas e terceiro setor...ou é mais ou menos isso... Any way!